Estrutura organizacional

Os ministérios do Enote são agrupados em nove frentes ministeriais. Cada frente possui um coordenador, que atua no apoio, amparo, fortalecimento e encorajamento dos ministérios. 

A coordenação das frentes ministeriais terá uma tarefa essencial para o andamento dos ministérios: a supervisão. Uma vez que os ministérios são formados a partir da iniciativa de um membro que identificou os seus dons espirituais, é preciso que haja supervisão não de maneira invasiva e controladora, mas mediante apoio estimulante e avaliação de desempenho. 

As principais metas de uma estrutura montada sobre frentes ministeriais são o cumprimento da grande comissão, o fortalecimento dos ministérios e o engajamento dos membros no serviço.

Conheça as nove frentes ministeriais do Enote:

Enote Administrativo

Responsável pelo despertamento do princípio da “liderança capacitadora” nos coordenadores das frentes ministeriais e líderes de ministérios.

Enote Pastoral

Agrega ministérios relacionados com o desenvolvimento de pessoas. A preocupação central dessa frente ministerial é que cada membro esteja amadurecendo na vida espiritual e auxiliando outros no mesmo processo. A estrutura utilizada para proporcionar esse cuidado pastoral são os pequenos grupos (no Espaço Novo Tempo BH eles são denominados de LINKS). 

Enote Missional

A agenda dos ministérios dessa frente de apoio está focada na comunidade geográfica e relacional da igreja e na busca de ser relevante. Esses ministérios olham diretamente para as necessidades externas. Para ter um foco externo, precisamos ir aonde as pessoas estão, compreendê-las e aceitá-las como são para que possamos apresentá-las a Jesus.

Enote Dados

Toda organização produz uma quantidade ampla de informações, que podem ser gerenciadas de forma estratégica para facilitar o caminho para a obtenção dos resultados pretendidos pelo planejamento estratégico. O objetivo dos ministérios que atuam nessa frente ministerial é capacitar outros líderes para que possam entender como os dados podem ser usados como ativos organizacionais, ampliando as possibilidades de cada ministério.

Enote Ministerial

A equipe que atua nessa frente de apoio tem a tarefa de iniciar e coordenar o processo de implantação de ministérios orientados pelos dons. O objetivo desse processo é transformar toda a congregação em uma igreja orientada pelos dons. Ao contrário das demais frentes, o Enote Ministerial não agrupa ministérios em torno de si. Contudo, relaciona-se com cada um deles tendo como objetivo acompanhar seu desenvolvimento.

Enote Discipulado

Os ministérios e serviços envolvidos com essa frente de trabalho organizam os quatro processos de discipulado do Enote: discipulado modular, discipulado pastoral, discipulado relacional e discipulado bíblico. Esses quatro processos acontecem de forma simultânea na formação espiritual dos membros e novos conversos. 

Enote Comunicação

Participam dessa frente ministerial todos os ministérios relacionados com a elaboração de estratégias para promoção de atividades, ações e programas da igreja e os serviços que envolvem o uso de tecnologia e a elaboração de projetos de design. 

Enote Adoração

Coordena todos os ministérios que atuam na preparação, execução e avaliação dos cultos e programas da igreja. 

Enote Finanças

É responsável pela elaboração do orçamento anual e de seu regulamento, com as solicitações dos ministérios e das diversas organizações da igreja; acompanha o equilíbrio orçamentário e desenvolvimento patrimonial da igreja; cuida também das entradas, saídas e dos relatórios que são apresentados à igreja.

Conselho Geral

O conselho geral do Enote tem como interesse principal a nutrição dos membros, a obra de planejar e promover o evangelismo em todas as suas fases e a execução do planejamento estratégico. É presidido pelo pastor e secretariado pelo secretário geral do Enote e é formado pelos membros da diretoria geral e pelos coordenadores das frentes ministeriais.

Direção Geral

O objetivo principal dessa diretoria é supervisionar a agenda das reuniões do conselho geral para não permitir que sejam feitas reuniões desnecessários. A diretoria geral do Enote é constituída pelo pastor (e secretário pastoral), Enote Administrativo, secretário geral e Enote Finanças. 

Conselhos Ministeriais

As frentes ministeriais formarão conselhos ministeriais com cada ministério para cuidar de seus interesses e das situações específicas de cada resultado pretendido pelo planejamento estratégico. Esses conselhos ministeriais farão recomendações à diretoria geral quando necessário.

Contato Rápido

Coloque o resultado da soma: 5+3 =
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem: